Este material foi elaborado pela Comissão do Recadastramento e traz as principais dúvidas
que tem chegado aos canais de comunicação da Secretaria Municipal de Administração e
Recursos Humanos – SEMA. O material não esgota os questionamentos dos servidores, mas
objetiva auxiliá-los dentre as principais dúvidas.
O servidor deve entrar em contato com a equipe de suporte do
recadastramento através do telefone/WhatsApp (86) 99498-0086 para que seja
inserido o e-mail de contato do servidor no sistema de cadastro.
O servidor deve retornar e clicar na opção SERVIDOR e tentar o acesso
novamente. Caso persista o erro, entrar em contato com a equipe de suporte do
recadastramento através do telefone/WhatsApp (86) 99498-0086 para verificar a
situação.
Ao acessar, o servidor deverá indicar o login e a senha do contracheque e
não a matrícula, portanto, o sistema importará ambas as matrículas na aba funcionais
e permitirá o acesso com abas as senhas desses contracheques.
Estes pensionistas deverão aguardar o segundo momento em que haverá o
Censo Previdenciário a ser realizado pelo IPMT, após o final do recadastramento. Todas
as informações relacionadas ao Censo serão amplamente divulgadas em breve.
Verificar a extensão do arquivo que você está tentando anexar (arquivos
permitidos - PDF, JPEG, JPG e PNG) e também se o tamanho do arquivo é suportado,
pois este não pode ser maior que 2MB.
Embora não haja essa opção expressa, esse servidor deverá marcar a opção
Servidor Público Municipal, pois é a sua condição de origem.
Ao clicar na opção NÃO SOU APOSENTADO não precisa clicar em validar pois
o sistema já libera automaticamente para aba seguinte que é dependente. Caso
persista o erro, entrar em contato com a equipe de suporte do recadastramento
através do telefone/WhatsApp (86) 99498-0086 para verificar a situação.
Nesta aba, geralmente o servidor está preenchendo apenas a primeira aba
desta fase que são DADOS PESSOAIS DO DEPENDENTE e em seguida ele já quer validar
e dar erro (fase fica em vermelho). Para solucionar o erro, o servidor deve preencher
obrigatoriamente as 04 fases principais que é: pessoais, endereço, documentos,
contatos. São raros e específicos os casos em que há necessidade de responder as abas
do representante legal dos dependentes.
Quando o servidor valida a fase dados pessoais, o sistema contínua na tela
e o mesmo tem que selecionar a próxima fase (Características) em azul na linha de abas
em cima. A dificuldade dos servidores é que estão clicando no ícone em vermelho, na
parte de baixo, ao invés da aba que abre o cadastro. Verifique se está procedendo
corretamente e repita a operação.
Nessas duas fases, funcionais e dependentes, o servidor deve clicar em cima
do ícone da caneta para que seja aberta uma nova tela e, assim, dar continuidade ao
preenchimento das abas obrigatórias. Atenção a todos os campos que possuem a
obrigatoriedade de serem preenchidos, após isso, clicar em validar dados para avançar
para a próxima fase.
Neste caso, deve ser anexado 01 (um) documento que comprove vínculo
entre estes, como:
Documento que comprove a união estável na Justiça (se houver);
Declaração de Imposto de Renda em que um dos dois era declarado como
dependente;
Certidão de nascimento dos filhos, caso existam e sejam frutos do
relacionamento;
Comprovante de endereço em nome dos conjunges. Pode anexar o
comprovante do servidor na aba endereço e o comprovante do cônjuge na aba
pessoais;
A foto deve ser do rosto do servidor, não sendo aceita foto de documento,
pois será a partir da foto do rosto do servidor que será possível fazer o reconhecimento
do mesmo. Confira se a foto está nítida e centralizada, se não tiver, tire uma nova foto,
caso contrário prossiga. O modelo deve seguir o exemplo abaixo:
ATENÇÃO: Caso o servidor ainda possua dúvida não contemplada neste material, deve entrar
em contato com a equipe de suporte do recadastramento através do telefone/WhatsApp
(86) 99498-0086.