RECADASTRAMENTO 2023
PERGUNTAS E RESPOSTAS
Este material foi elaborado pela Comissão do Recadastramento e traz as principais dúvidas que tem chegado aos canais de comunicação da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos – SEMA. O material não esgota os questionamentos dos servidores, mas objetiva auxiliá-los dentre as principais dúvidas.
O servidor deve entrar em contato com a equipe de suporte do recadastramento através do telefone/WhatsApp (86) 99498-0086 para que seja inserido o e-mail de contato do servidor no sistema de cadastro.
O servidor deve retornar e clicar na opção SERVIDOR e tentar o acesso novamente. Caso persista o erro, entrar em contato com a equipe de suporte do recadastramento através do telefone/WhatsApp (86) 99498-0086 para verificar a situação.
Ao acessar, o servidor deverá indicar o login e a senha do contracheque e não a matrícula, portanto, o sistema importará ambas as matrículas na aba funcionais e permitirá o acesso com abas as senhas desses contracheques.
Estes pensionistas deverão aguardar o segundo momento em que haverá o Censo Previdenciário a ser realizado pelo IPMT, após o final do recadastramento. Todas as informações relacionadas ao Censo serão amplamente divulgadas em breve.
Verificar a extensão do arquivo que você está tentando anexar (arquivos permitidos - PDF, JPEG, JPG e PNG) e também se o tamanho do arquivo é suportado, pois este não pode ser maior que 2MB.
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Embora não haja essa opção expressa, esse servidor deverá marcar a opção Servidor Público Municipal, pois é a sua condição de origem.
Ao clicar na opção NÃO SOU APOSENTADO não precisa clicar em validar pois o sistema já libera automaticamente para aba seguinte que é dependente. Caso persista o erro, entrar em contato com a equipe de suporte do recadastramento através do telefone/WhatsApp (86) 99498-0086 para verificar a situação.
Nesta aba, geralmente o servidor está preenchendo apenas a primeira aba desta fase que são DADOS PESSOAIS DO DEPENDENTE e em seguida ele já quer validar e dar erro (fase fica em vermelho). Para solucionar o erro, o servidor deve preencher obrigatoriamente as 04 fases principais que é: pessoais, endereço, documentos, contatos. São raros e específicos os casos em que há necessidade de responder as abas do representante legal dos dependentes.
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Quando o servidor valida a fase dados pessoais, o sistema contínua na tela e o mesmo tem que selecionar a próxima fase (Características) em azul na linha de abas em cima. A dificuldade dos servidores é que estão clicando no ícone em vermelho, na parte de baixo, ao invés da aba que abre o cadastro. Verifique se está procedendo corretamente e repita a operação.
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Nessas duas fases, funcionais e dependentes, o servidor deve clicar em cima do ícone da caneta para que seja aberta uma nova tela e, assim, dar continuidade ao preenchimento das abas obrigatórias. Atenção a todos os campos que possuem a obrigatoriedade de serem preenchidos, após isso, clicar em validar dados para avançar para a próxima fase.
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Neste caso, deve ser anexado 01 (um) documento que comprove vínculo entre estes, como:
  • Documento que comprove a união estável na Justiça (se houver);
  • Declaração de Imposto de Renda em que um dos dois era declarado como dependente;
  • Certidão de nascimento dos filhos, caso existam e sejam frutos do relacionamento;
  • Comprovante de endereço em nome dos conjunges. Pode anexar o comprovante do servidor na aba endereço e o comprovante do cônjuge na aba pessoais;
A foto deve ser do rosto do servidor, não sendo aceita foto de documento, pois será a partir da foto do rosto do servidor que será possível fazer o reconhecimento do mesmo. Confira se a foto está nítida e centralizada, se não tiver, tire uma nova foto, caso contrário prossiga. O modelo deve seguir o exemplo abaixo:
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ATENÇÃO: Caso o servidor ainda possua dúvida não contemplada neste material, deve entrar em contato com a equipe de suporte do recadastramento através do telefone/WhatsApp (86) 99498-0086.